Desde o ano 2000, o advogado Leonardo Freire atua na advocacia consultiva e contenciosa de campanhas eleitorais majoritárias e proporcionais.

Sua formação é iminentemente na área de direito público, tendo se pós-graduado em Direitos da Cidadania (Universidade Guarulhos, 2000) e Direito Eleitoral e Direito Processual Eleitoral (Escola Paulista da Magistratura, 2013, “Fidelidade Partidária”).

Na condição de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), Leonardo Freire concluiu o Mestrado em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2005, tendo dedicado sua dissertação ao tema “Impeachment”.

No ano seguinte, iniciou o Mestrado em Direito do Estado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde se dedicou ao tema “Fidelidade Partidária no Desenvolvimento do Modelo de Democracia Por Partidos”.

No presente, é Relator da 18ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/SP, membro efetivo da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SP, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB de Itaquaquecetuba, coordenador do Núcleo Itaquaquecetuba da Escola Superior de Advocacia (ESA), e coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) na cidade de Itaquaquecetuba.

É professor universitário das disciplinas Direito Constitucional e Ciência Política, desde o ano 2000, e autor de trabalhos nas áreas de Direito Público.

Atualmente, se dedica ao desenvolvimento de estratégias jurídicas para campanhas eleitorais, bem como à advocacia contenciosa e consultiva a partidos políticos, coligações e candidatos.